Sempre que possível, deixe-o um pouco afastado da parede (de 8 à 10 cm), para que o mesmo não fique sujeito à umidade, e para não abafar a sonoridade.
Não abrí-lo em cima nos dias chuvosos, a fim de evitar a umidade em seu mecanismo.
Não colocá-lo em lugar que fique sob a ação de raios solares ou em paredes que retenham muito calor.
Todo piano novo, deve ser afinado de 3 à 4 vezes no primeiro ano, e nos anos seguintes, no mínimo à cada 6 meses. E é bom lembrar que "o piano desafina mesmo sem uso", pois as cordas são de aço e o mesmo sofre alterações com as mudanças de temperatura.
Nunca coloque as mãos no encordoamento ou em partes metálicas sem a proteção de luvas.
O piano é um instrumento musical e não uma estante! Não coloque objetos sobre o piano, pois poderá arranhar o verniz e prejudicar a sonoridade.
Para limpeza do móvel e do teclado, evite usar lustra móveis ou outros produtos que sejam oleosos. Use apenas uma flanela bem macia umedecida em água e em seguida uma flanela seca. Caso o acabamento do piano seja de auto-brilho, à cada 6 meses, pode-se fazer um polimento com cera automotiva "Grand Prix"(pasta cor creme).
Mantenha sempre dentro do piano, produtos contra insetos e roedores, tais como, veneno para ratos (em grãos), naftalina, pimenta em grãos.
"Jamais deixe uma pessoa não credenciada mexer em seu piano". Procure sempre uma loja autorizada, pois ela lhe dará referências de um bom profissional.
O piano não é um móvel para enfeite! Ele é um dos mais completos instrumentos musicais e possui dentro de si uma essência! Cuide dele com carinho, pois um instrumento musical, ainda que num porão, fechado e todo empoeirado, têm um grande valor!